Uma câmera fixa ou tipo robô, grava o ambiente de aula e coleta os dados observados gravando em vídeo para estudo comportamental individual do do aluno.
O sistema deve permitir a detecção e análise rápida dos rostos dos alunos em sequências de imagens, vídeos e quadros individuais.
Dados com parâmetros detectáveis: mudanças na expressão facial, alegria, tristeza, apatia, choro, perda de foco, inibição, estado de espírito, humor, feliz, triste, bravo, surpreso.
Reconhecimento de micro-expressões faciais, gerando duas perspectivas quantitativas e qualitativas.
Os dados devem ser interpretados sob princípios andragógicos visando a aquisição de comportamentos relacionados aos processos, procedimentos, normas e regras adotados pela empresa, incluindo até orientação social e familiar, educação e aprendizagem.
Comportamento Ensino Aprendizagem:
A filosofia para implantação na escola e diretorias desse sistema não deve ser no sentido de advertir, disciplinar, punir, já que perderia neste caso a sua finalidade que é de orientação, de busca de novas perspectivas de comportamento para a aprendizagens positivas.
Gerar a aquisição de novos comportamentos, novos valores, novo posicionamento pessoal, social, de formação profissional acadêmica.
Descoberta de Talentos:
Os resultados obtidos devem ser tratados pela coordenação da escola e/ou por psicopedagogo ou ainda por experts especialistas no assunto, devendo os resultados serem utilizados visando auxiliar a descoberta de talentos, pela soma do desempenho acadêmico e comportamento social, desenvolvimento pessoal e de formação profissional, notas e pontos obtidos, fazendo com que o aluno possa passar de um ano de formação acadêmica para o outro mais rapidamente, ganhando tempo e menores custos tanto para o estado em escolas públicas como para as famílias em escolas particulares.